Autoridades lamentam a perda do maestro Ernst Mahle

A morte do maestro Ernst Mahle, na segunda-feira (13), aos 96 anos, comoveu a todos os piracicabanos nesta terça-feira (13). Durante todo o dia, foram muitas manifestações sobre a perda do maestro, que construiu um legado importante como referência na música erudita e também para Piracicaba.
Para o deputado estadual Alex Madureira, “a trajetória do maestro Mahle é um testemunho de amor à música e ao ensino, valores que continuarão a repercutir em nossa comunidade. É uma honra para Piracicaba ter sido palco de sua brilhante carreira.”
“Foi com profundo pesar que recebi a notícia do falecimento do maestro Ernst Mahle, uma figura central na música erudita de Piracicaba, do Brasil e referência no mundo. Mahle não apenas elevou o ensino musical através da Escola de Música de Piracicaba, como também inspirou inúmeros músicos com sua paixão e dedicação à arte”, declarou o deputado.
VEJA TAMBÉM
- Maestro Ernst Mahle é sepultado em Piracicaba
- Hyundai celebra 40 anos de Festa das Nações de Piracicaba
- Um réquiem para o maestro
O parlamentar piracicabano acrescentou ainda que “sua partida deixa um vazio imenso a todos que, como eu, iravam sua obra e contribuição incomparável à cultura, mas seu legado viverá eternamente.”
A deputada estadual Professora Bebel também lembrou da “grande referência” do mastro para a música. “Lamentavelmente, perdemos o maestro, compositor e professor Ernet Mahle, uma grande referência da música erudita no nosso país”, declarou.
Para Bebel, o maestro “deixa um imenso legado construído em nossa cidade, inclusive sendo o responsável pela criação da Escola de Música de Piracicaba, que marcou época e formou centenas de alunos. Uma perda irreparável! Meus sentimentos aos familiares e amigos.”
O prefeito de Piracicaba, Helinho Zanatta, em nota, disse que “infelizmente, a música perdeu uma das suas figuras mais importantes”. “O maestro Ernst Mahle, além de grande compositor, formou gerações de músicos e projetou o nome de nossa cidade no mundo inteiro.”
“Graças a ele, Piracicaba ganhou destaque na música erudita por meio da Escola de Música de Piracicaba, a qual fundou ainda na década de 1950 e conduziu com paixão ao lado da esposa, dona Cidinha. Meus sinceros sentimentos a dona Cidinha e a todos os familiares”, complementou o prefeito.
Mahle faleceu na noite da segunda-feira (12), em Piracicaba. Aos 96 anos, era casado com a Maria Apparecida Romera Pinto Mahle. Era filho de Ernst Mahle e de Else Mahle. E deixa os filhos Ernesto Mahle, Claudio José Pinto Mahle, Leonora Pinto Mahle e Ricardo Mahle. Ele foi sepultado no cemitério Parque da Ressurreição, nesta terça-feira (13).