OUTRAS PRIORIDADES

Jundiaí não irá participar dos Jogos Regionais em 2025

Por Luana Nascimbene |
| Tempo de leitura: 2 min
DIVULGAÇÃO
Jundiaí, que já foi uma das maiores potências, estará de fora desta edição
Jundiaí, que já foi uma das maiores potências, estará de fora desta edição

Jundiaí não irá disputar os Jogos Regionais e, consequentemente, os Jogos Abertos do Interior neste ano. A decisão foi tomada pela Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL), da Prefeitura de Jundiaí, após análises técnicas e istrativas do planejamento esportivo para 2025. 

O município participou de 65 edições realizadas, sendo que, na última, no ano ado, levou 324 atletas para competirem em 17 modalidades - os Regionais de 2024 ocorreram em Itapetininga. A primeira vez que Jundiaí ficou de fora foi em 2017, quando a competição aconteceu em Sorocaba.

Neste ano, apesar de a Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo não ter divulgado ainda oficialmente a cidade-sede, Itapetininga já antecipou que vai sediar mais uma vez a competição, que é a maior entre cidades do interior do estado, uma das maiores do país.

Jundiaí, porém, que já foi uma das maiores potências, estará de fora. A informação sobre a ausência, divulgada pelo site Esporte Paulista, foi confirmada pela Prefeitura ao Jornal de Jundiaí. De acordo com a Ugel, os altos custos dos Jogos Regionais e dos Jogos Abertos do Interior comprometeriam a viabilidade de todas as demais ações e eventos programados para 2025. A prefeitura ainda afirmou que a decisão "tem como objetivo garantir um atendimento igualitário para todas as modalidades e públicos atendidos, mantendo os investimentos no esporte de base, de rendimento e de participação, com responsabilidade e qualidade".

Como não disputará os Regionais, o município também será ausência nos Jogos Abertos do Interior.

CALENDÁRIO

Sem Regionais e Abertos, Jundiaí terá participação em 41 eventos esportivos com filiação em ligas, federações e associações, em diversas regiões do Estado de São Paulo. A cidade também estará presente em três grandes competições promovidas pela Secretaria de Esportes do Estado: os Jogos da Juventude (Sub-18), as Copas do Estado de São Paulo (em sete modalidades) e os Jogos da Melhor Idade (Jomi), voltado para atletas com mais de 60 anos. Além disso, Jundiaí será sede de cerca de 300 eventos esportivos ao longo de 2025, realizados nos 20 Complexos Esportivos da cidade, que oferecem gratuitamente 53 modalidades esportivas à população.

Outra prioridade foi o retorno de modalidades esportivas às competições da federação paulista, como o vôlei feminino sub-21 e o basquete masculino sub-18.

Comentários

Comentários