
O fim de semana chegou e a agenda cultural da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) preparou uma programação especial, com atrações das mais diversas linguagens e em diversos pontos da cidade.
Um dos destaques vai para o concerto de abril da Orquestra Municipal de Jundiaí (OMJ), corpo artístico municipal da UGC, neste sábado (12), às 20h, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição (rua General Carneiro, 106 – Vila Arens). O programa traz o “Concerto Grosso nº 1”, de Alessandro Scarlatti, e “Stabat Mater” Giovanni Battista Pergolesi, com as participações especiais da soprano Regiane Martinez, do contratenor Cássio Pereira e da organista Isabel Kanji, com regência da diretora artística da OMJ, Claudia Feres.
Quem quiser ter uma palinha do concerto pode acompanhar, já na sexta-feira (11), o ensaio aberto da OMJ, que será no Teatro Polytheama (rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro), a partir das 14h. A entrada também é gratuita e por ordem de chegada.
Sala de cinema
A Sala São Paulo-Minas – a sala de cinema do Espaço Expressa (avenida União dos Ferroviários, 1760 – antigo Complexo Fepasa) – tem duas sessões gratuitas neste sábado (12) pelos projetos Pontos MIS, com duas produções nacionais. Para as 13h30 está programada a exibição de “O menino e o mundo”, do diretor Alê Abreu, e às 15h do filme “Quando eu era vivo”, do diretor Marco Dutra e com Antônio Fagundes, Marat Descartes e Sandy Leah no elenco. A entrada é gratuita e por ordem de chegada.
Já para o público infantojuvenil, a programação traz a mediação de leitura para bebês “Lê no Ninho” neste sábado (12), às 11h, na Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot (avenida Dr. Cavalcanti, 396 – Complexo Argos) para os dez primeiros inscritos. E no domingo (13), às 10h30, a companhia Grifo de Teatro apresenta a contação de histórias “Sapato do Palhaço” na Fábrica das Infâncias Japy (rua Lacerda Franco, 175 – vila Arens).
Glória Rocha
A Sala Glória Rocha do Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro (rua Barão de Jundiaí, 1093 – Centro) recebe, já nesta sexta-feira (11), às 19h30, “O Muro de Sam”, espetáculo de Comédia Fantástica da Catarsis – Arte para Infância e Juventude.
Já no sábado (12), também às 19h30, a La Bella Arte Escola de Dança apresenta a sua Mostra do Grupo Competitivo. E no domingo (13), às 19h30, Tom Nando apresenta seu show “Afosamba”, que resume o trabalho autoral de sua carreira de 36 anos em cima de raízes musicais brasileiras.
Teatro Polytheama
O Teatro Polytheama (rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro) recebe neste sábado (11), às 19h, “A Pequena Sereia – uma história musical”, com a Art 2 U Produções. Já no domingo (13), o grupo de jovens do Caminho Neocatecumenal da Paróquia Nova Jerusalém apresenta o seu clássico anual “La Pietà 2025”, que recorda, numa encenação musicada, a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Serão, no total, três apresentações, sempre às 20h, no domingo (13), na segunda (14) e na terça-feira (15).
Exposições
No Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão (rua Barão de Jundiaí, 762 – Centro), que aos sábados abre das 10h às 14h, o visitante pode conferir as exposições Mulheres que ajudaram a construir a história de Jundiaí e Tobias o negro, que tem curadoria de João Borin; e Porque Ele muito amou, da artista Isabel Lopes Vaz.
Na Biblioteca Municipal, que aos finais de semana abre aos sábados, das 10h às 14h, o visitante pode conferir a exposição Sonhe como uma garota, da artista Camila Alves, montada no Espaço de exposições Sônia Cintra.
Já na Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes (rua Barão de Jundiaí, 109 – Centro), que abre aos sábados, das 10h às 14h, as opções para visitas são Transmutare Humanum Est, de Catendê Sarti; e as exposições permanentes com obras de Diógenes Duarte Paes e de Inos Corradin.
E no Museu dos Ferroviários, que aos finais de semana abre aos sábados e domingos, das 10h às 17h, o visitante pode conferir a mostra permanente Ferrovias… muito além dos trilhos.
Os detalhes de todas as atrações da Agenda Cultural neste fim de semana podem ser conferidos no site da Cultura.