
A Prefeitura de Birigui anunciou um investimento superior a R$ 3,2 milhões para a realização de cirurgias eletivas de média complexidade e exames especializados, como colonoscopia e endoscopia. A medida visa enfrentar a longa fila de espera acumulada nos últimos anos, com registros de pacientes aguardando procedimentos desde 2013.
Os recursos, provenientes de emenda impositiva aprovada pela Câmara Municipal, foram formalizados por meio de termo de colaboração entre o Executivo e a Santa Casa de Misericórdia, responsável pela execução dos procedimentos. O documento foi publicado no Diário Oficial Eletrônico do Município no último dia 16.
O mutirão terá início nesta sexta-feira, 23, com as primeiras 34 cirurgias oftalmológicas para remoção de pterígio. Os pacientes aram por avaliação pré-operatória nessa quinta-feira, 22, orientados pelo oftalmologista e cirurgião Ben Hur Barrettos Borges.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, na próxima semana, o cronograma seguirá com cirurgias de catarata, em articulação com a Santa Casa para evitar sobrecarga no centro cirúrgico. As intervenções também incluirão áreas como cirurgia vascular, ortopedia, urologia, ginecologia e procedimentos gerais.
O setor de regulação da Secretaria está entrando em contato com os pacientes que permanecem na fila para confirmar o interesse e a necessidade do procedimento. Contudo, a Prefeitura relata dificuldades em localizar alguns pacientes devido a cadastros desatualizados.
Diante disso, a orientação é para que quem esteja aguardando por cirurgias ou exames procure a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima, levando documento com foto e comprovante de residência, para atualizar os dados e facilitar o contato.
Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.