Corta-Mato faz campanha do orgulho autista em junho

A próxima edição da Corrida Corta-Mato, que tradicionalmente acontece no primeiro domingo na Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), terá uma participação especial: o Projeto Célula participará do evento no mês que é dedicado à conscientização e ao orgulho autista.
Convidados a participar da corrida, no dia 1 de junho, os integrantes do projeto levarão à pista muito mais do que os firmes: levarão visibilidade, empatia e a luta por mais inclusão.
O grupo é formado por famílias atípicas e profissionais que se reúnem todas as segundas-feiras, a partir das 18h30, no Centro Comunitário do bairro Vila Cristina. Em formato de roda de conversa, o projeto promove trocas de vivências fundamentais para o acolhimento e fortalecimento da comunidade neurodiversa da cidade.
VEJA TAMBÉM
- Galácticos conquista o título com goleada no sub-13
- Piracicabano se classifica para fase final dos Jogos da Juventude
- MC Ryan visita o estádio do XV após pagar reforma do gramado
“Sou mãe do Gabriel, um autista de 5 anos, e militante pela causa em Piracicaba. Acreditamos que cada espaço de visibilidade é uma oportunidade de conscientização. O Projeto Célula nasceu dessa necessidade de falar, ouvir e compartilhar experiências que, muitas vezes, são invisibilizadas”, destacou Patrícia Krugner.
Apesar da alusão ao Mês do Orgulho Autista, Patrícia reforça que não se trata de uma celebração simples. “Não comemoramos o autismo em si — sabemos que são dias de luta e dias de vitória. Comemoramos cada pequena grande evolução dos nossos autistas. E queremos que a sociedade compreenda essa jornada e se engaje na construção de uma cidade mais inclusiva.”
Segundo os organizadores da Corta-Mato, Piracicaba ainda tem um longo caminho a percorrer no que diz respeito às políticas públicas voltadas à neurodiversidade. Mais iniciativas são necessárias para garantir qualidade de vida às famílias e oportunidades reais de desenvolvimento para as pessoas autistas.
A Corrida Corta-Mato completou no último mês de abril quatro décadas de atividades ininterruptas. No início de 1985, um grupo de amigos corria na Esalq todos os finais de tarde. Após os treinos, sentavam-se na escadaria em frente ao prédio central do campus para um bate-papo descontraído. Assim começava a corrida Corta-Mato, que completou 40 anos reunindo amantes da corrida na Esalq para celebrar a vida por meio do esporte.
SERVIÇO
Mais informações sobre o Projeto Célula podem ser obtidas pelo telefone (19) 98352-8037.