Unimed Piracicaba homenageia profissionais da enfermagem

No Dia do Enfermeiro, celebrado em 12 de maio, a Unimed Piracicaba homenageia os profissionais da enfermagem, verdadeiros pilares do cuidado e da humanização no ambiente hospitalar. Atualmente, a Cooperativa conta com 890 profissionais da área, que atuam com competência, sensibilidade e dedicação em todos os setores assistenciais da Instituição.
“A enfermagem representa a alma do cuidado. Na Unimed Piracicaba, investimos continuamente em capacitação, tecnologia de ponta e valorização profissional porque reconhecemos que, por trás de cada atendimento de excelência, há um enfermeiro comprometido com a vida. Nosso respeito e gratidão a todos esses profissionais que nos inspiram todos os dias”, disse o presidente da Cooperativa, Carlos Joussef.
O dirigente conta, ainda, que a Instituição ampliará o número de vagas de enfermagem por conta da implantação do Centro de Prevenção, Reabilitação e Terapias, próximo à área de lazer da Rua do Porto, além da expansão do complexo hospitalar e PAC (Pronto Atendimento da Criança).
“Nos próximos anos, novas equipes serão formadas para atender as demandas dos serviços, visando a melhoria contínua do atendimento assistencial. Não há dúvidas de que nossos beneficiários se surpreenderão com a estrutura e o acolhimento que proporcionaremos nestas áreas”, reforçou.
Neste ano, a Unimed Piracicaba se orgulha em anunciar que a enfermeira Tânia Manarin, uma das coordenadoras da Instituição, foi escolhida como Profissional do Ano. A homenagem será concedida pela Câmara Municipal de Piracicaba, durante sessão solene marcada para o dia 13 de maio.
VOCAÇÃO
Com 20 anos dedicados à Unimed Piracicaba, Tânia Manarin iniciou sua trajetória na enfermagem em 2005 como técnica. Seu ingresso na área, curiosamente, não foi motivado por um sonho pessoal — mas por um desejo de sua mãe.
“É engraçado porque não tive uma inspiração ou um sonho em ser enfermeira. Esse era um sonho de minha mãe. Ela sempre dizia o quanto era lindo o cuidar. Fui por ela, para conhecer esse mundo e entender se realmente fazia sentido para mim. Mal sabia eu que, ao seguir o sonho dela, eu estava, na verdade, descobrindo o meu. Foi ali que nasceu um amor que me acompanharia para sempre”, revelou.
Ela define sua jornada como marcada por desafios, superações e momentos de profundo significado. “Receber essa homenagem justamente no ano que completo 20 anos é como ouvir a vida me dizendo: ‘Valeu a pena’. Cada plantão, cada lágrima, cada sorriso de um paciente recuperado reforça a certeza de que estou no caminho certo. Gratidão imensa à minha casa Unimed”.
Tânia relembra ainda uma situação especial que, para ela, representa a essência da profissão. “Na enfermagem, vivemos tantas histórias emocionantes. Mas algumas nos marcam para sempre. Um dia, caminhando pelos corredores, ouvi meu nome sendo chamado com emoção. Era a filha de um ex-paciente. Ela me reconheceu apenas pela voz — aquela mesma voz que, anos antes, cuidou de seu pai. Com os olhos brilhando, veio até mim e me deu um abraço apertado, daqueles que dizem tudo sem palavras. Naquele instante, entendi que o cuidado que oferecemos vai muito além do momento da doença. Ele fica. Fica na memória, no coração, na vida de quem ou por nossas mãos. São encontros como esse que me fazem ter certeza: escolhi a profissão certa”, finalizou.