De olho na Série D, XV inicia trabalhos visando à Copa Paulista

De olho em uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro de 2026, o elenco de profissionais do XV de Piracicaba se reapresentou nesta segunda-feira (5) à tarde, no estádio Barão da Serra Negra, para o início dos trabalhos visando às disputas da Copa Paulista.
Na chegada, os atletas participaram de uma conversa com o presidente do clube, Matheus Bonassi, e com o técnico Moisés Egert, acompanhado de sua comissão técnica. Em seguida, os jogadores aram por avaliações realizadas pelo departamento médico.
Nos próximos dias, o departamento de futebol deverá anunciar contratações e renovações de atletas. A reportagem do JP apurou que alguns jogadores já estão acertados com o clube alvinegro, mas o anúncio será somente quando todos os trâmites burocráticos estiverem resolvidos.
VEJA TAMBÉM
- Atleta de Piracicaba se classifica para a Seleção Brasileira
- Sócios ratificam SAF no XV de Piracicaba
- XV terá duelos regionais na fase inicial da Copa Paulista
Na primeira semana, o grupo deve trabalhar a parte física e somente a partir da segunda semana, o elenco deverá começar os treinos com bola. Já na fase final de preparação serão agendados jogos-treinos para o entrosamento do novo elenco. Toda intertemporada deverá ser realizada no Barão.
O grande objetivo do XV de Piracicaba na Copa Paulista é a classificação para a Série D do Brasileiro em 2026. Para isso, precisa conquistar o título da competição – seria o tri, pois venceu em 2016 e em 2022. O vice-campeão fica com a vaga na Copa do Brasil do ano que vem.
O Alvinegro está no Grupo 3, ao lado de Guarani (Campinas), São Bento (Sorocaba), Primavera (Indaiatuba), Rio Branco (Americana) e Paulista (Jundiaí). São dois times da Série A1 (Guarani e Primavera); um da A2 (São Bento); e dois da Série A3 (Rio Branco e o recém-promovido Paulista).
O Grupo 1 tem Noroeste, Grêmio Prudente, Linense, Monte Azul e Araçatuba. Já o 2 conta com Botafogo, Inter de Limeira, Comercial, Francana, Itapirense e União São João.
REGULAMENTO
Na primeira fase da competição, serão quatro grupos regionalizados (três com seis clubes e um com cinco), onde os 23 clubes participantes jogarão em turno e returno dentro do próprio grupo e os quatro primeiros colocados avançam às oitavas de finais.
Nas oitavas, quartas e semifinais as equipes se enfrentarão em turno e returno. O vencedor no placar agregado avança à próxima fase, com empates sendo decididos nos pênaltis. A final da competição seguirá o mesmo modelo, jogos de ida e volta para definir o campeão e o vice-campeão.