URGENTE

Após piora, Miguel, de 4 anos, precisa de novas doações de sangue

Por Giovanna Attili | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação/WhatsApp/GCN
Miguel Guirra de Jesus Justino, de 4 anos
Miguel Guirra de Jesus Justino, de 4 anos

Um menino de 4 anos, Miguel Guirra de Jesus Justino, está acometido da leucemia de Burkitt e precisa de doação de sangue. Mas o procedimento é diferente, e tem que ser realizado em Ribeirão Preto. 

Com a doença diagnosticada no final de abril, Miguel está internado na Santa Casa de Franca e já havia precisado de doações de sangue, dos tipos O+, O-, B+ e B-. Mas, nos últimos dias, após sessões de quimioterapia e medicações, o menino teve uma piora em seu caso, segundo a irmã Brenda Guirra.

“Ele não está bem. Esse final de semana ficou na UTI, está com mucosite devido à quimioterapia e com a imunidade muito baixa. As plaquetas também (estão baixas)”, contou.

Miguel agora necessita de doação de plaquetas por aférese, doação esta que só pode ser realizada no Hemocentro de Ribeirão Preto, de forma agendada, pois, de acordo com Brenda, ela tem uma validade de quatro dias.

“Precisa agendar, eles não fazem sem agendamento. [...] É um tipo de plaqueta que é mais pura”, explicou.

Doação de plaquetas por aférese 

O site do Hemocentro de Ribeirão Preto explica o a o sobre como funciona esse tipo específico de doação. Segundo o texto, existe uma máquina coletora que separa os componentes do sangue por centrifugação, dessa forma, selecionando somente os componentes necessários.

O sangue é separado em quatro componentes: plasma, plasma rico em plaquetas, glóbulos brancos e glóbulos vermelhos. Todos esses têm sua função e podem ser utilizados para um propósito.

O doador tem um tempo específico para ficar ligado à máquina, a depender do produto a ser coletado e o calibre de veias. De modo geral, as coletas levam 30, 90 e 130 minutos.

Quem pode doar? 

  • Nunca ter recebido transfusão de sangue. 
  • Para mulheres: não ter ado por gravidez ou aborto. 
  • Possuir veias calibrosas em ambos os braços, pois o procedimento exige um fluxo sanguíneo adequado. 
  • Idade entre 18 e 69 anos (para a primeira doação, até 60 anos). 
  • Peso mínimo de 50kg. 
  • Estar em boas condições de saúde. 
  • Não estar em jejum e evitar alimentos gordurosos nas 4 horas anteriores à doação. 
  • Apresentar documento oficial com foto 

Todos os tipos sanguíneos podem doar plaquetas por aférese e todas são doações bem-vindas, mesmo que não sejam compatíveis com o Miguel, serão destinadas a outros pacientes.

Como agendar sua doação? 

O agendamento da doação pode ser realizado pelo telefone 0800 979 6049. Outras opções para agendar são: utilizando o app Livia.bot ou ando o site do Hemocentro de Ribeirão Preto.

No momento da doação, deve-se informar o nome do garoto, Miguel Guirra de Jesus Justino. O endereço é Rua Tenente Catão Roxo, 2.501, Vila Monte Alegre, Ribeirão Preto.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários