SOLIDARIEDADE

Menino com risco de cegueira precisa de ajuda para cirurgia

Por Pedro Dartibale | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Sampi/Franca
Reprodução/Redes Sociais
Breno Henrique, de apenas 12 anos, foi diagnosticado com ceratocone — uma doença degenerativa dos olhos que, se não tratada a tempo, pode levar à cegueira
Breno Henrique, de apenas 12 anos, foi diagnosticado com ceratocone — uma doença degenerativa dos olhos que, se não tratada a tempo, pode levar à cegueira

Francislene Soares, de 35 anos, auxiliar de limpeza, é mãe solo e moradora de Franca, vive um drama ao lado do filho Breno Henrique, de apenas 12 anos. Após anos de dificuldade para enxergar e consultas inconclusivas, Breno foi diagnosticado com ceratocone - uma doença degenerativa dos olhos que, se não tratada a tempo, pode levar à cegueira.

Segundo Francislene, os primeiros sinais do problema surgiram ainda nos primeiros anos escolares. Apesar do esforço do menino para enxergar corretamente, exames oftalmológicos anteriores indicavam que ele não precisava de óculos. "Até uma professora me chamou para dizer que ele tinha dificuldade em sala de aula", contou a mãe.

A situação começou a mudar quando exames feitos na própria escola indicaram que Breno, sim, precisava de correção visual. Desde então, ele ou a usar óculos e realizar trocas regulares, mas a dificuldade persistia. Recentemente, uma nova consulta revelou o diagnóstico de ceratocone em estágio avançado, exigindo exames complementares e cirurgia urgente.

"Mesmo com os óculos, ele força muito a vista. Reclama de dor, diz que não está enxergando bem, e isso tem afetado a vida dele por completo", relata Francislene.

O SUS (Sistema Único de Saúde) oferece o tratamento, mas o prazo de espera pode chegar a um ano ou mais — tempo considerado arriscado pelos médicos, que alertaram para o risco de perda total da visão. "Um ano é muito tempo para esperar, ele pode ficar cego", lamenta a mãe.

Sem recursos financeiros para custear a cirurgia, que custa cerca de R$ 7 mil, Francislene iniciou uma campanha de arrecadação online. A vaquinha virtual pode ser ada pelo link, basta clicar aqui.

"Meu filho está sofrendo muito e eu também, em ver que, se não fizer essa cirurgia, ele pode perder a visão. Por favor, nos ajude com o que puder", apela a mãe, emocionada.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários