6ª edição

Parcerias: Feira de Profissões 2025 será nesta sexta-feira (23)

Por Redação | Prefeitura de Jundiaí
| Tempo de leitura: 3 min
Divulgação
Feira é promovida pelo Instituto Federal e conta com parcerias público-privadas
Feira é promovida pelo Instituto Federal e conta com parcerias público-privadas

Com o objetivo de orientar e inspirar os jovens de Jundiaí na construção de seus caminhos acadêmicos e profissionais, a Rede Socioassistencial Novo Horizonte promove nesta sexta-feira (23), das 14h às 21h, a 6º Feira de Profissões 2025, no Instituto Federal de São Paulo – Campus Jundiaí, localizado na Av. Ângelo Pellicciari, 727, Parque Residencial Jundiaí II. O evento promovido pelo Instituto, tem parceria da Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT), do CMDCA e do Fundo Social de Solidariedade, além do envolvimento direto da iniciativa privada e de diversas instituições de ensino.

Com mais de 800 alunos já confirmados, a Feira é voltada a estudantes do 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio. A programação inclui apresentação de cursos técnicos e superiores, orientação vocacional, rodas de conversa com empresas e profissionais, informações sobre bolsas e financiamentos estudantis e apresentações culturais.

Para o prefeito Gustavo Martinelli, a Feira é mais do que uma ação educativa: é uma ponte concreta entre juventude, escola e o setor produtivo. “Jundiaí é uma cidade que acredita no poder transformador da educação aliada às oportunidades reais de trabalho. Este evento mostra como a união entre poder público, instituições e empresas pode transformar o futuro dos nossos jovens”, afirmou o prefeito.

Um dos destaques da edição deste ano é a forte participação de empresas do polo industrial de Jundiaí, que a convite da Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico Ciência e Tecnologia, estarão presentes para conversar com os estudantes e apresentar possibilidades de carreira. Estão confirmadas no evento as empresas Henkel, Foxconn, Rhadar RH, Sforplant, WB Alimentos, DHL e DB Schenker, além de instituições como ETEC, ETECVAV, CIEE e outras organizações parceiras.

De acordo com o gestor da UGDECT, Humberto Cereser, a presença das empresas é resultado de um trabalho constante de articulação da secretaria com o setor produtivo local. “A aproximação entre escola e mercado precisa ser uma política pública permanente. Como empresário e gestor público, sei o quanto é essencial preparar nossos jovens para o futuro, oferecendo referências reais. A participação das empresas mostra que o setor produtivo está disposto a colaborar com o desenvolvimento da nossa juventude”, destacou Cereser, que também é conselheiro do CIESP Jundiaí.

A Feira de Profissões nasceu da escuta ativa de jovens e famílias que sentem a necessidade de mais apoio na hora de escolher caminhos acadêmicos e profissionais. O evento cumpre um papel social essencial: ser espaço de orientação, inspiração e construção de sonhos possíveis.

O vereador e presidente da Câmara Municipal de Jundiaí, Edicarlos Vieira, que apoia a ação, também destacou a importância da iniciativa: “Ver o Instituto Federal e tantas instituições mobilizadas por essa causa reforça nosso compromisso com a juventude. Quando o poder público atua junto, conseguimos gerar oportunidades reais e mudar histórias”, afirmou o parlamentar.

A Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia seguirá atuando na articulação entre escolas, instituições e empresas, como parte de uma estratégia maior da cidade para estimular o empreendedorismo, a empregabilidade e a valorização dos talentos locais.

Comentários

Comentários