
Nesta quinta-feira, 22 de maio, é celebrado o Dia de Santa Rita de Cássia, padroeira das causas impossíveis e uma das santas mais queridas pelos católicos. Em Cristais Paulista, a programação especial conta com missas, procissão e, pela primeira vez, uma quermesse em homenagem à santa.
A devoção a Santa Rita tem crescido ano após ano na região. Segundo o padre Wallace Aguiar, pároco local, isso se deve principalmente ao testemunho de vida da santa, que comove e inspira fiéis de todas as idades.
"Santa Rita foi uma mulher simples, que enfrentou um matrimônio difícil e venceu com o auxílio da graça de Deus. Ela resplandece a luz da santidade, que é de Deus. Tantas dores e sofrimentos ela experimentou, que seu corpo carregou um estigma. Ela nos ensina que também podemos abraçar nossas cruzes e confiar no projeto de amor de Deus para cada um de nós", afirmou o padre.
Além das tradicionais celebrações religiosas, neste ano, a comunidade viverá um momento especial: a primeira quermesse em homenagem à santa. A ideia surgiu a partir do pedido dos próprios fiéis, como explica o padre Wallace.
"Quando cheguei à paróquia, conhecendo o povo e acompanhando a devoção tão bela e forte, recebi muitos pedidos para se festejar Santa Rita com momentos de confraternização que reunissem as famílias. Assim, lançamos o desafio para as lideranças paroquiais que abraçaram com muito empenho e carinho", diz.
A festa também tem emocionado com a participação das “Ritinhas”, meninas vestidas como a santa, em um gesto espontâneo de fé que nasceu no coração das famílias. Segundo o pároco, elas são um verdadeiro presente para a comunidade.
"Elas expressam fé e devoção, que receberam em casa e que nós precisamos valorizar. Nós temos um grupo de pessoas que semanalmente se reúnem para rezar, gente de toda idade, inclusive crianças. Então, quando nós acolhemos as 'Ritinhas', nós fazemos questão de afirmar que as crianças têm voz e vez na Igreja. Elas são muito especiais, demonstram um carinho ímpar e esse gesto tão simples, ao mesmo tempo forte, é um bonito testemunho de que a fé precisa ser transmitida também em casa, desde o berço", diz o pároco.
Programação religiosa nesta quinta-feira, 22, na Capela Santa Rita:
• 9h: Missa solene
• 19h30: Missa solene e procissão em honra à santa até a igreja matriz
Durante as celebrações, serão distribuídas rosas, símbolo da intercessão de Santa Rita, com o apoio dos devotos.
A quermesse acontece na sexta-feira, 23, e no sábado, 24, com comidas típicas, música e atividades para toda a família.
Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.