SAÚDE PÚBLICA

Mário Gatti retoma quimioterapia após falta de medicamentos

Por Flávio Paradella | Especial para a Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação
Dos 68 pacientes impactados, 31 já foram reagendados e outros 37 terão retorno até sexta-feira, 23.
Dos 68 pacientes impactados, 31 já foram reagendados e outros 37 terão retorno até sexta-feira, 23.

Os tratamentos de quimioterapia suspensos por falta de medicamentos na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital Mário Gatti começaram a ser retomados nesta quarta-feira (21), em Campinas. Segundo a Rede Mário Gatti, 31 pacientes já foram contatados para reagendamento e 11 deles receberam os medicamentos.

  • Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.

Para esta quinta-feira (22), 16 usuários estão agendados, e a expectativa da rede municipal é que até sexta-feira (23) todos os 68 pacientes afetados estejam com novo cronograma definido. As aplicações ocorrem em agenda extra, organizada de forma paralela aos tratamentos já programados na unidade.

A normalização só foi possível após empréstimo emergencial de remédios de outro serviço de saúde, além de uma compra imediata feita pela Prefeitura de Campinas, que garante o fornecimento dos medicamentos pelos próximos seis meses. A entrega dos insumos comprados está prevista para a segunda-feira, 26 de maio.

De acordo com a Secretaria de Saúde, dos 600 pacientes atendidos mensalmente pela Unacon, 68 utilizam os medicamentos que ficaram indisponíveis, mas nem todos tiveram interrupção no tratamento. A maioria teve apenas um ciclo suspenso, segundo avaliação médica.

A falha de abastecimento envolveu três medicamentos essenciais: Paclitaxel, Irinotecano e Doxorrubicina, usados principalmente no tratamento de câncer de mama e intestino. A causa da interrupção foi o não cumprimento contratual pelas fornecedoras, que já foram notificadas e sofrerão sanções istrativas.

A retomada dos atendimentos inclui consultas e reavaliações clínicas pelas equipes médicas e de enfermagem. A Unacon é referência regional e atende pacientes do SUS com diversos tipos de câncer, utilizando mais de 10 tipos diferentes de quimioterápicos.

Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários