ARAÇATUBA

Araçatuba pode multar empresas por fios soltos e obsoletos

Por Wesley Pedrosa | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Agência Brasil
Projeto aprovado na Câmara prevê punições para operadoras que mantiverem fios desativados ou desorganizados nos postes da cidade
Projeto aprovado na Câmara prevê punições para operadoras que mantiverem fios desativados ou desorganizados nos postes da cidade

Empresas prestadoras de serviços como energia elétrica, telefonia, TV por e internet em Araçatuba poderão ser penalizadas financeiramente caso deixem fios desativados ou desordenados nos postes da cidade. A nova determinação está prevista em um projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal durante a 16ª sessão ordinária, realizada na última segunda-feira (19).

De autoria do vereador Fernando Fabris (PL), a medida agora segue para a sanção do prefeito Lucas Zanatta (PL). A proposta atualiza dispositivos da Lei Municipal nº 8.270, de 4 de dezembro de 2019, que trata da organização e remoção de cabeamentos fora de uso nos postes utilizados pelas operadoras de serviços essenciais.

Infrações e medidas previstas

Entre as infrações que podem gerar multas estão: a falta de identificação dos cabos e fios instalados pelas empresas, a permanência de cabeamentos obsoletos, ausência de organização nos fios em uso de acordo com as normas técnicas e o descumprimento de prazos definidos pelas notificações emitidas pela fiscalização do município.

Segundo o projeto, as empresas notificadas terão até 30 dias para corrigir as irregularidades. Caso não cumpram o prazo, será aplicada uma multa inicial de R$ 5 mil, podendo dobrar em caso de reincidência e atingir até R$ 10 mil.

Além disso, a proposta também prevê a suspensão temporária das permissões para instalação de novos cabos no município em situações de descumprimento da legislação.

Na justificativa do projeto, o vereador Fabris destacou que a legislação de 2019 representou um o importante para o ordenamento urbano, mas que carecia de dispositivos punitivos eficazes. A ausência de sanções compromete a efetividade da norma, resultando em poluição visual e possíveis riscos à segurança da população.

Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários