
Um perfil falso criado em nome do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem sido usado para enganar aposentados e pensionistas com a promessa de devolver valores descontados por associações. A fraude foi identificada e denunciada pelo próprio instituto.
Leia mais: Sindicato de irmão de Lula é acusado de filiar membros sem aval
A página falsa, que utiliza o nome e a identidade visual do INSS indevidamente, divulga conteúdos semelhantes aos dos canais oficiais para atrair vítimas e induzi-las a fornecer dados pessoais, como F, informações bancárias, fotos e até senhas.
O INSS esclarece que não realiza atendimentos por redes sociais e reforça que jamais solicita envio de documentos ou dados sensíveis por esses meios. Toda a comunicação e o a serviços devem ser feitos exclusivamente pelos canais oficiais: o site gov.br/meuinss, o aplicativo Meu INSS ou o telefone 135.
Segundo o órgão, os golpistas usam o perfil falso para prometer facilidade na restituição de descontos indevidos de associações, prática que pode resultar em roubos de identidade e contratação indevida de empréstimos consignados.
Segundo o G1, até o momento, mais de 1,4 milhão de beneficiários já contestaram descontos suspeitos por meio do app ou site do Meu INSS, a maioria confirmou que os valores não foram autorizados.
O presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, pediu atenção redobrada da população: “Mesmo nas redes sociais mantidas pelo próprio instituto, são divulgadas apenas informações gerais. Nenhum serviço é realizado por esses canais.”
Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.